Notícias

Institutos oferecem mentorias acadêmicas para advogados e estudantes negros(as)

Em parceria com o Instituto Pro Bono, o Instituto Itéramãxe oferecerá entre os dias 27 de maio e 22 de julho mentorias acadêmicas, distribuídas

probono

08.05.2023 19h07

Em parceria com o Instituto Pro Bono, o Instituto Itéramãxe oferecerá entre os dias 27 de maio e 22 de julho mentorias acadêmicas, distribuídas em oito encontros virtuais, exclusivas para pessoas negras. Serão ofertadas 30 vagas, sendo 15 para advogados(as) ou estudantes de Direito e 15 para pessoas graduadas ou estudantes de outras áreas do conhecimento. 

Inscrições abertas até 18 de maio. Inscreva-se aqui. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 23 de maio. Os encontros serão online, das 10h às 11h30, do dia 27 de maio até o dia 22 de julho. Acesse o cronograma completo das aulas.

As formações fazem parte “Ciclo Sankofa: uma primeira aproximação com artigos acadêmicos”, ministrado pelo Instituto Itéramãxe. Ao longo da mentoria, os participantes desenvolverão seu próprio artigo acadêmico. 

Podem se inscrever alunos de graduação e pessoas já graduadas que queiram se aproximar da pesquisa acadêmica. 

Ao final do ciclo de mentorias, o Instituto Pro Bono organizará um simpósio para a apresentação dos trabalhos construídos, que serão também publicados em forma digital.

Sobre a parceria

Fundado em 2019, o Instituto Itéramãxe acredita “em universidades mais plurais, com diversidades de ideias e de pesquisas a partir do ingresso de grupos ditos minoritários, sendo estes compostos por pessoas negras, quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+ e com Deficiência; que tiveram suas trajetórias na educação comprometidas por desigualdades estruturais”.

A parceria com o Instituto Pro Bono surgiu durante o Conexão Negra, uma iniciativa de combate ao racismo nos espaços de trabalho promovida pelo Ministério Público do Trabalho e da Cáritas Brasileira. O projeto busca promover a diversidade racial no campo profissional por meio de formações e cursos nas áreas de Direito, Publicidade, Empresarial e Estético/cultural. 

Mobilizando seus escritórios de advocacia parceiros, o Instituto Pro Bono organizou um cronograma de aulas formativas sobre diversas áreas jurídicas, como direitos humanos, direito antidiscriminatório, além das disciplinas de Direito do trabalho, ambiental, administrativo, tributário, empresarial, penal, digital e também redação jurídica. Foram quatro meses de encontros virtuais ministrados por advogados especialistas nos temas. 

Participaram do projeto advogados dos escritórios Cescon Barrieu, Chalfin, Goldberg & Vainboim Advogados, KLA, Machado Meyer, Mattos Filho e TozziniFreire Advogados. 

Agora, com a conclusão do Conexão Negra, o Instituto Pro Bono quis dar continuidade às formações, mas agora com foco na área da pesquisa. “O Instituto Itéramãxe acredita que a destruição do conhecimento é uma forma de genocídio epistêmico. A falta de diversidade acadênica mostra uma das facetas do racismo estrutural dentro do ambiente acadêmico, que limita o acesso de negras e negros às universidades e desconsidera seus conhecimentos produzidos. Dessa forma, nosso projeto procura enriquecer esses conhecimentos como forma de modificar esse panorama”. Participantes do Conexão Negra também poderão se inscrever para as mentorias coordenadas pelo coletivo.