Notícias

DPU manterá atuação no interior após medida provisória

probono

23.07.2019 22h04

DPU manterá atuação no interior após medida provisória

Mais de 40 unidades da Defensoria Pública da União (DPU) correram o risco de encerrar suas atividades, após ser solicitada a devolução de cerca de 800 servidores públicos que atuam na DPU, o que afetaria 43 unidades do órgão no país. A decisão entretanto foi evitada por meio da Medida Provisória, garantindo a continuidade dos servidores, até que o Projeto de Lei 7.992/2014, que prevê a criação de carreira administrativa na DPU, seja enfim aprovado.

Como foi criada em caráter emergencial, a DPU depende de servidores requisitados do Poder Executivo para manter o funcionamento. Portanto agora os esforços do órgão estão voltados para a criação da carreira administrativa própria da Defensoria Pública da União por meio do Projeto de Lei 7922, que tramita em regime de urgência e agora será submetida a análise do plenário da Câmara dos Deputados.

O que faz a DPU?

O órgão tem como finalidade prestar assistência jurídica integral e gratuita à população em temas como benefícios sociais, aposentadoria, questões de saúde e moradia. O serviço é oferecido a pessoas que tenham renda de até R$ 2 mil. De 2013 para 2017, o número de atendimentos feitos pela DPU aumentou 22%. Somente em 2017, atingiu-se um total de 1.792.880.

Fonte: Agência Brasil