Notícias

Conheça os novos integrantes do Conselho Deliberativo do IPB

Em Assembleia realizada no segundo semestre de 2022, o Instituto Pro Bono incluiu em seu Conselho Deliberativo três novos membros: Anna Carolina

probono

20.01.2023 17h32

Conheça os novos integrantes do Conselho Deliberativo do IPB

Em Assembleia realizada no segundo semestre de 2022, o Instituto Pro Bono incluiu em seu Conselho Deliberativo três novos membros: Anna Carolina Venturini, João Daniel Rassi e Paulo Celso Oliveira.

Conheça a trajetória dos novos conselheiros:

Anna Carolina Venturini:

Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi Pesquisadora Visitante (Visiting Fellow) na Harvard University em 2017.1. Mestre em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Atuou como advogada associada de um dos maiores escritórios de advocacia do país por mais de 7 anos, onde também integrou a Comissão da Diversidade e atuou no desenvolvimento de políticas para ampliação da diversidade e obtenção do Selo Paulista da Diversidade concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. Pesquisadora associada do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) do IESP-UERJ. Assistente de pesquisa do Núcleo de Direito, Gênero e Identidade da FGV Direito SP, onde pesquisa a sub-representação de mulheres em cargos de alta gestão. Integrou a Comissão de Igualdade Racial da OAB-SP (2017-2018) e o Comitê de Diversidade do IBREI (2017-2018). É pesquisadora na área de ações afirmativas raciais e de gênero, políticas públicas, agenda decisória e mudança institucional com foco em abordagens multi-metodológica. Tem experiência com pesquisas qualitativas (entrevistas e grupos focais) e quantitativas.

 

João Daniel Rassi:

Mestre em Direito Penal (2006), Doutor em Direito Penal (2012) e Doutor em Processo Penal (2017), todos pela Universidade de São Paulo (USP). Especialista em Direito Penal pela Universidad de Salamanca (USal). Atualmente é associado efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo, Sócio Nacional no escritório Siqueira Castro Advogados e professor visitante em cursos de pós-graduação da Faculdade Getúlio Vargas (FGV).

 

Paulo Celso Oliveira:

Indígena Pankararu, advogado. Mestre em Direito Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e sócio do Dora, Azambuja e Oliveira – Advocacia de Direitos Humanos

Saiba mais sobre o Conselho Deliberativo aqui.