Probono

Climatica.eco.br: plataforma sobre justiça climática

O Instituto Pro Bono lança no dia 11 de abril a plataforma climatica.eco.br, voltada para qualificar e fomentar o debate jurídico sobre a proteção socioambiental e a justiça climática. Esse conceito traz os direitos humanos para o centro do debate e evidencia como a crise climática interfere de forma desigual na vida das pessoas. Ainda que sejam uma realidade global, os impactos das mudanças no clima são maiores entre populações mais vulneráveis, estejam elas nos grandes centros urbanos ou no coração da floresta.

O site traz notícias específicas sobre o tema, um glossário (em atualização permanente), além de um apanhado de materiais e informações sobre sistema de justiça e meio ambiente. Muito em breve, o site terá também um compilado de jurisprudência comentada só sobre justiça socioambiental.

climatica.eco.br também traz artigos escritos por advogados indígenas e certamente espera contar com a participação de advogados Amicus Pro Bono em artigos ou entrevistas para notícias sobre justiça climática.

A plataforma climática.eco.br encerra o projeto de Fortalecimento de Advocacia Indígena que, entre 2019 e 2023, estruturou um programa de bolsas para  advogados indígenas, pertencentes a organizações que compõem Apib, com formações em áreas jurídicas importantes para a luta de seus territórios e comunidades.

Ela será lançada oficialmente no próximo dia 11 de abril, quinta-feira, às 18h, no Museu das Culturas Indígenas, na R. Dona Germaine Burchard, 451, Água Branca, em São Paulo. O espaço sediará também um evento organizado pelo Instituto Pro Bono intitulado Tensionamentos entre justiça e meio ambiente: aliados na preservação ou obstáculos à proteção?

Acesse a climatica.eco.br e navegue pelos conteúdos!ju

 

 

Sair da versão mobile