Em 2023, o IPB e a ALC Consultoria iniciaram um projeto para democratização do acesso de brasileiros a cursos de LL.M. no exterior, selecionando um candidato de grupo com representação minoritária em programas no exterior para receber apoio em sua candidatura. A candidata selecionada recebeu a consultoria especializada para suas aplicações, bem como custeio de taxas para realização de aplicação em 5 universidades, prova e aulas de inglês. O projeto foi um sucesso, com a candidata aprovada em todas as faculdades para as quais aplicou, incluindo Berkeley, NYU, Columbia e Harvard, tendo recebido bolsas significativas em diversas universidades e bolsas integrais em Columbia, UCLA e Harvard.
Neste ano, o Instituto Pro Bono e a ALC Consultoria renovam a parceria. Até 12 de junho, será p0ssível participar do processo seletivo que concederá:
- 1 vaga exclusiva para pessoas indígenas
- 1 vaga para pessoas de grupos subrepresentados e pessoas em situação de vulnerabilidade econômica
As duas vagas incluem assessoria da ALC Consultoria para aplicação em até 5 universidades. A vaga exclusiva para indígenas também inclui o custeio das taxas de aplicação (1 realização do TOEFL e taxas do LSAC para 5 aplicações).
Processo seletivo
Para participar do processo seletivo, o candidato deverá ser formado em direito, se inscrever através de preenchimento de formulário com informações básicas (nome, telefone e email de contato), enviar um currículo com sua formação acadêmica e profissional e enviar e uma redação, em inglês, de até 2 páginas, contando sua trajetória e suas razões para buscar um LLM e respondendo: por que você merece essa vaga?
Após essa etapa, será necessário enviar o currículo, em inglês, com formação acadêmica e profissional, além de uma carta de motivação, também em inglês, de até 2 páginas, contando sua trajetória e as razões para buscar um LLM. Os candidatos selecionados após o envio do formulário serão convidados para uma entrevista
Cronograma:
Inscrições: até 12 de junho (prazo prorrogado)
Divulgação do Resultado: a partir de julho