Probono

Atendendo imigrantes e população de rua, Instituto Pro Bono participa do Dia de Cidadania

lém de orientação jurídica gratuita, o evento, organizado pela SulAmérica, também contou com exames médicos gratuitos no Largo da Batata, localizado no bairro de Pinheiros em São Paulo. Para esta iniciativa, mobilizamos 25 voluntários, sendo 8 estudantes e 17 advogados, que realizaram 46 atendimentos.

Entre as pessoas atendidas, destaca-se o público de 10% de imigrantes e população em situação de rua, que representaram um grande desafio para os atendimentos. Ambos recortes correspondem a setores da população que possuem vulnerabilidades particulares em que as desigualdades de acesso à justiça se manifesta de formas distintas, demandando um atendimento especializado, não somente jurídico, mas interdisciplinar.

Já em relação à temática dos atendimentos, a maior parte foi nas áreas cível, família e previdenciário, como destacado pelo gráfico:

O mutirão contou ainda, com a participação de professores e estudantes da Faculdade Zumbi dos Palmares, que auxiliaram nossos voluntários no oferecimento de orientações jurídicas e realização dos encaminhamentos pertinentes. Ainda que tenha se tratado de uma primeira experiência, ela já demonstra enorme potencial. A atuação em conjunto com núcleos de prática jurídica de instituições de ensino superior permite diminuir as distâncias que separam a população do conhecimento a respeito de seus direitos de sua efetivação, na medida em que os núcleos podem atuar na judicialização de casos que, na ausência de soluções extrajudiciais, seriam encaminhados à Defensoria Pública do Estado.

Voluntários da Faculdade Zumbi dos Palmares e do Instituto Pro Bono

Sair da versão mobile