Em parceria com o Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP), o Instituto Pro Bono ministrou palestra sobre a atuação em audiências de custódia dentro da Formação de Assessoria Jurídica Popular em Recife.
A coordenadora de projetos do Instituto, Rebecca Groterhorst, participou da mesa de abertura, junto de integrantes do GAJOP, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco e RMN-PE. Durante a mesa, foram abordados temas sobre a importância dos atores de justiça na proteção dos direitos de pessoas vulneráveis.
Já na mesa “Os desafios do direito de defesa nas audiências de custódia”, Groterhorst e Luísa Plastino, estagiária do Projeto Audiências de Custódia, apresentaram dados e inferências sobre os dois anos de atuação do Instituto Pro Bono nas audiências de custódia da comarca de Itapecerica da Serra.
Rebecca Groterhorst, Luisa Plastino e Karol Khouri, da Defensoria Pública do Estado de Pernambuco
Entre os desafios, estão a defesa das prerrogativas de defesa do advogado, importância do olhar para a individualização dos casos e reconhecimento de ilegalidades e da violência policial. Ao final da apresentação, foram apresentadas recomendações para atuação de advogados de defesa.
Participantes da Formação de Assessora Jurídica Popular