Organizações que auxiliamos nesta pandemia e que já estão fazendo a diferença
28.09.2020

Organizações que auxiliamos nesta pandemia e que já estão fazendo a diferença

A pandemia despertou a solidariedade. Nesse período, várias organizações estão fazendo a diferença desde distribuição de kits de higiene e alimentos até mobilização pelos direitos das mulheres.

Confira algumas entidades auxiliadas pelo Instituto Pro Bono por meio do projeto de Atendimento a organizações, que fornece auxílio jurídico gratuito por meio da advocacia pro bono:

 

Coletivo Abertha

A violência doméstica aumentou durante o isolamento social. Por isso, a entidade formada em abril realizou campanha pela adoção do Boletim de Ocorrência online para casos de violência doméstica em Minas Gerais, independente da existência de pedidos de medida protetivas. E conseguiram! Mulheres vítimas de violência doméstica agora podem realizar BO online nas Delegacias virtuais de Minas Gerais. Conheça mais na página do Instagram da entidade.

 

Movimento Vamo pra Cima 

Auxiliando no combate ao coronavírus, a iniciativa arrecada doações para o fornecimento de máscaras para favelas no Rio de Janeiro. O dinheiro arrecadado em financiamentos coletivos é utilizado na remuneração das costureiras produtoras das máscaras que também são moradores das comunidades favorecidas pelo projeto . Até agosto, foram 150 mil máscaras doadas e mais de 80 costureiras apoiadas! Saiba mais do projeto pela página do Instagram.

 

Backstage Invisível 

A classe artística foi uma das mais afetadas durante a pandemia. Por isso, o coletivo Backstage Invisível surgiu para pressionar o governo para criar medidas emergenciais a favor de artistas e também reunir doações para trabalhadores dessa área. A pressão política do setor cultural garantiu a Lei Aldir Blanc. Futuramente, a entidade busca dar mais visibilidade ao setor e a criação de um fundo emergencial para o setor, além de fornecer qualificações técnicas. Conheça mais sobre o projeto na págna do Instagram.

 

Meu Bom Amigo

Os idosos isolados durante pandemia enfrentam diversos obstáculos. Para fornecer auxílio em dúvidas tecnológicas e também para ser apoio emocional, a entidade conecta idosos isolados sozinhos com pessoas dispostas a ter um novo amigo. Até o momento, já são mais de 400 pessoas conectadas que estão passando por este momento difícil juntas mesmo que virtualmente. Conheça mais pelo site da organização.

 

Alimente-me

A população de rua é uma das mais vulneráveis durante a pandemia. Por isso, o projeto, organizado em 2016 , formalizou-se nos últimos meses para continuar auxiliando pessoas no bairro de Santa Cecília de São Paulo fornecendo alimentos e kits de higiene. Já foram doados mais de 1.200 kits ao longo de toda a atuação durante a pandemia. Conheça mais sobre o trabalho desse projeto pelo Instagram.

 

Projeto Violeta

Os moradores da Favela do Triângulo, no Rio de Janeiro, contam com a ajuda do projeto Violeta desde 2016 com a promoção de ações culturais para as crianças. A pandemia agravou a vulnerabilidade dessa população que não possui saneamento básico e acesso à água potável. O projeto ajuda as famílias no fornecimento de alimentos e produtos de limpeza além de também produzir currículos aos moradores. Conheça mais o projeto pela página do Instagram.

Apoie o Instituto Pro Bono para podermos ajudar mais organizações e também apoie estas organizações para continuarem a ajudar quem mais precisa.

 

Confira mais informações sobre essa pandemia em nosso compilado de ações durante essa pandemia

Copyright © Instituto Pro Bono. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do Instituto Pro Bono. OKN group