A pandemia despertou a solidariedade. Nesse período, várias organizações estão fazendo a diferença desde distribuição de kits de higiene e alimentos até mobilização pelos direitos das mulheres.
Confira algumas entidades auxiliadas pelo Instituto Pro Bono por meio do projeto de Atendimento a organizações, que fornece auxílio jurídico gratuito por meio da advocacia pro bono:
A violência doméstica aumentou durante o isolamento social. Por isso, a entidade formada em abril realizou campanha pela adoção do Boletim de Ocorrência online para casos de violência doméstica em Minas Gerais, independente da existência de pedidos de medida protetivas. E conseguiram! Mulheres vítimas de violência doméstica agora podem realizar BO online nas Delegacias virtuais de Minas Gerais. Conheça mais na página do Instagram da entidade.
Auxiliando no combate ao coronavírus, a iniciativa arrecada doações para o fornecimento de máscaras para favelas no Rio de Janeiro. O dinheiro arrecadado em financiamentos coletivos é utilizado na remuneração das costureiras produtoras das máscaras que também são moradores das comunidades favorecidas pelo projeto . Até agosto, foram 150 mil máscaras doadas e mais de 80 costureiras apoiadas! Saiba mais do projeto pela página do Instagram.
A classe artística foi uma das mais afetadas durante a pandemia. Por isso, o coletivo Backstage Invisível surgiu para pressionar o governo para criar medidas emergenciais a favor de artistas e também reunir doações para trabalhadores dessa área. A pressão política do setor cultural garantiu a Lei Aldir Blanc. Futuramente, a entidade busca dar mais visibilidade ao setor e a criação de um fundo emergencial para o setor, além de fornecer qualificações técnicas. Conheça mais sobre o projeto na págna do Instagram.
Os idosos isolados durante pandemia enfrentam diversos obstáculos. Para fornecer auxílio em dúvidas tecnológicas e também para ser apoio emocional, a entidade conecta idosos isolados sozinhos com pessoas dispostas a ter um novo amigo. Até o momento, já são mais de 400 pessoas conectadas que estão passando por este momento difícil juntas mesmo que virtualmente. Conheça mais pelo site da organização.
A população de rua é uma das mais vulneráveis durante a pandemia. Por isso, o projeto, organizado em 2016 , formalizou-se nos últimos meses para continuar auxiliando pessoas no bairro de Santa Cecília de São Paulo fornecendo alimentos e kits de higiene. Já foram doados mais de 1.200 kits ao longo de toda a atuação durante a pandemia. Conheça mais sobre o trabalho desse projeto pelo Instagram.
Os moradores da Favela do Triângulo, no Rio de Janeiro, contam com a ajuda do projeto Violeta desde 2016 com a promoção de ações culturais para as crianças. A pandemia agravou a vulnerabilidade dessa população que não possui saneamento básico e acesso à água potável. O projeto ajuda as famílias no fornecimento de alimentos e produtos de limpeza além de também produzir currículos aos moradores. Conheça mais o projeto pela página do Instagram.
Apoie o Instituto Pro Bono para podermos ajudar mais organizações e também apoie estas organizações para continuarem a ajudar quem mais precisa.
Confira mais informações sobre essa pandemia em nosso compilado de ações durante essa pandemia