Instituto Pro Bono realiza capacitação de advogados pro bono para atenderem população de Heliópolis
03.05.2019

Instituto Pro Bono realiza capacitação de advogados pro bono para atenderem população de Heliópolis

Em iniciativa do TozziniFreire e UNAS – Heliopólis, o Instituto Pro Bono colaborou com a atuação pro bono do escritório realizando a capacitação dos advogados e advogadas que oferecerão atendimento jurídico gratuito à população. Os atendimentos serão realizados periodicamente na região de Heliópolis e abarcarão orientações jurídicas e encaminhamentos em diversas áreas do Direito.

A UNAS foi fundada enquanto comissão de moradores no ano de 1978 por um grupo de moradores e hoje, além da atuar na favela de Heliópolis, também desenvolve projetos sociais em bairros da região.

 

O treinamento, realizado pela coordenadora de programas Rebecca Groterhorst e o gestor de projetos Octavio Azevedo, abordou a postura que o advogado deve ter ao longo do atendimento, além de estratégias de otimização para a orientação jurídica. Com experiência em atuações jurídicas em comunidades há mais de quatro anos, este tipo de consultoria é fornecida exclusivamente para os escritórios e parceiros que participam do programa Amicus Instituto Pro Bono.

“Notamos que o mutirão não foi criado para uma representação jurídica. Estaremos lá para ouvir as pessoas e sinalizar o caminho a ser tomado. Por exemplo, como funciona a lei em determinado assunto, quais os documentos necessários, que órgão essa pessoa deve buscar, se deve procurar a defensoria pública, enfim, é um direcionamento importante que leva orientação jurídica e informação à população”, explica Maria Elisa, sócia na área de Investimento Social Corporativo de TozziniFreire Advogados.

Copyright © Instituto Pro Bono. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do Instituto Pro Bono. OKN group