Evento tira dúvidas jurídicas de organizações sociais
19.12.2019

Evento tira dúvidas jurídicas de organizações sociais

Conectando organizações da sociedade civil e escritórios de advocacia, o Instituto Pro Bono, em parceria com  o Atados TozziniFreire Advogados, realizou o evento “Descomplicando o mundo jurídico para o 3º setor” na sede do Tozzini Freire advogados no último dia 10 de dezembro.

Durante o dia todo de evento, integrantes de organizações sociais puderam participar de quatro mesas temáticas sobre as principais dúvidas a respeito do universo jurídico. Na primeira mesa, Maria Elisa Gualandi Verri e Erlan Valverde, ambos sócios  do Tozzini Freire Advogados, José Carlos Meirelles, sócio do Pinheiro Neto Advogados, e Octavio Azevedo, gestor do projeto Atendimento a organizações do Instituto Pro Bono, participaram de um bate-papo sobre questões dos mecanismos jurídicos para ONGs.  Quer saber se sua ONG é uma Fundação ou Associação? Ou outras dúvidas. Confira a apresentação do TozziniFreire ou cadastre-se em nosso site.

Logo em seguida, tirando dúvidas sobre aspectos jurídicos do voluntariado, as advogadas Marcela Santana e Camila Marques, do KLA Advogados, e Simone Souza, gerente de voluntariado na Unibes com mediação de Beatriz Carvalho, do Atados. Quais as responsabilidades da ONG em relação ao voluntário? O que diferencia o trabalho formal e o de um voluntário? Confira na apresentação do KLA Advogados sobre algumas questões ou cadastre-se em nosso site.

 

Já para discutir o papel do terceiro setor na democracia, reunimos Pedro Kelson, do Pacto pela Democracia, Renata Escudero, advogada, mestranda e ativista em direitos humanos, Clara Pacce Pinto Serva, coordenadora pro bono do Tozzini Freire Advogados, e Bianca Waks, coordenadora pro bono do Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados. Os convidados falaram sobre o contexto sociopolítico e discutiram alternativas de atuação em cenários desfavoráveis para organizações não governamentais.

Finalizando o evento, Edeilson Leite, captador da Ação Educativa, Luana Devechiati, da Bendita Prosa, Pamela Ribeiro, da responsabilidade social do Mercado Livre, e Fernanda Fligioulo, sócia do Machado Meyer Advogados. A palestra mostrou aos participantes como deve ser a captação de recursos por meio de leis de incentivo e também deram dicas de como formalizar a organização para receber investimento social de empresas.

Caso sua organização precise de atendimento jurídico gratuito, cadastre-se em nosso site: https://probono.org.br/cadastro/

 

Copyright © Instituto Pro Bono. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do Instituto Pro Bono. OKN group