Casa 1 acolhe população LGBT graças a atendimento pro bono
01.07.2019

Casa 1 acolhe população LGBT graças a atendimento pro bono

Crianças e jovens expulsos de casa por serem LGBT podem encontrar um lugar de acolhida na Casa 1, que também funciona como centro cultural e clínica psicoterápica, no bairro da Bela Vista em São Paulo. A organização sem fins lucrativos recebe, desde a sua fundação em 2016, atendimento jurídico gratuito, por meio do Instituto Pro Bono, pelo escritório de advocacia Mattos Filho.

Para um dos fundadores da Casa 1, Iran Giusti, o auxílio jurídico gratuito foi fundamental para o início das atividades formais e da sustentabilidade financeira da organização uma vez que a instituição obteve formalização e orientações sobre editais e doações financeiras de empresa. “Foi um interessante processo de aprendizado mútuo. Nós chegamos com um desafio para os advogados do escritório pois a Casa 1 é um projeto híbrido e amplo”, explica.

Em três frentes de atuação, atualmente a organização atende na clínica de saúde mental cerca de 75 pessoas, recebe no centro cultural cerca de 350 mensalmente e mantém na república de acolhida 20 pessoas da população LGBTQIA de 18 a 25 anos. A partir dessa complexa operação, Iran comenta que as diversas áreas do escritório os auxiliariam a suprir demandas que vão desde dúvidas sobre editais até a participação em conselhos municipais de políticas públicas para crianças e adolescentes.

Apesar do auxílio jurídico ter sido exitoso nos últimos dois anos, a Casa 1 quase fechou as portas por uma questão financeira no início de 2019. “Ainda é preciso fazer muito, estamos vivendo um desmanche das políticas de assistência social e da política do HIV/Aids”, denuncia. Felizmente, o quadro se inverteu após uma mobilização coletiva e a entidade superou a meta de financiamento, levando a ter atuação garantida até o final de 2020.

Se sua organização sem fins lucrativos necessitar de atendimento jurídico, basta acessar nosso site e cadastrar-se para receber auxílio jurídico de um advogado gratuito: http://bit.ly/cadastroentidade

Contribua também com a Casa 1 para continuar realizando este trabalho: https://benfeitoria.com/casa1

Copyright © Instituto Pro Bono. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do Instituto Pro Bono. OKN group