Sobre Nós

história

O Instituto Pro Bono existe para promover o direito de acesso à justiça de populações vulneráveis e organizações da sociedade civil, por meio do estímulo à advocacia voluntária e intercâmbio de conhecimentos jurídicos. Atuamos como uma ponte entre estas populações e uma equipe de advogados dispostos a oferecer serviços de maneira voluntária e com a melhor qualidade possível.

O Instituto Pro Bono existe para promover o direito de acesso à justiça de populações vulneráveis e organizações da sociedade civil, por meio do estímulo à advocacia voluntária e intercâmbio de conhecimentos jurídicos. Atuamos como uma ponte entre estas populações e uma equipe de advogados dispostos a oferecer serviços de maneira voluntária e com a melhor qualidade possível.

Viabilizamos atendimentos voluntários, capacitamos advogados e estudantes, organizamos grupos de estudos, produzimos eventos, debates e publicações sobre o tema e influenciamos pessoas chave para que se sensibilizem e ajam a favor da causa da igualdade de acesso à justiça.

Fundado em 2001, o Instituto Pro Bono foi premiado pelo trabalho no âmbito do acesso à justiça pela Latin Lawyer e International Bar Association. Somos membros da Declaração Pro Bono das Américas e temos compromisso com a Agenda 2030 e com o objetivo de desenvolvimento sustentável 16.

Daniel Grünfeld, antigo CEO da Public Counsel, visita o Brasil e um grupo de estudo pro bono é formado

O Instituto Pro Bono (IPB) é fundado e enfrenta grande resistência por parte da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

A OAB organiza uma Comissão Pro Bono, e uma Resolução Pro Bono é escrita para o estado de São Paulo

O IPB se torna uma clearing house

Marcos Fuchs viaja por todos os estados para falar sobre pro bono e as causas se tornam mais populares em outras regiões

IPB lança um Guia para a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público e dá suporte para a fundação da Defensoria Pública

É organizada a primeira mesa redonda com escritórios de advocacia, bem como um programa de doação privada: o Amicus Pro Bono

Um guia para advocacia sustentável é lançado

IPB se torno Amicus Cuiae no Tribunal Federal

O Ministério Público Federal convoca uma Audiência Pública para discutir a causa pro bono. A OAB suspende a Resolução Pro Bono e uma Comissão Pro Bono é constituída, com o intuito de produzir um regulamento nacional para a prática

Uma semana de seminários é organizada com FGV, PIL Net e The New Perimeter

Marcos Fuchs recebe o prêmio “Advogado Pro Bono do Ano”, da International Bar Association (IAB). No mesmo ano, após quase 15 anos de luta do IPB, a OAB finalmente autoriza o exercício da advocacia pro bono para atendimento a pessoas físicas

Instituto Pro Bono organiza o primeiro Fórum Pro Bono América Latina já realizado no Brasil. Foram 24 horas de discussões em busca de soluções para o acesso à justiça na região, comandadas por 61 palestrantes, vindos de 12 países diferentes. Recebemos mais de 200 participantes.

Iniciado projeto de atendimento pro bono em Audiências de Custódia à população presa em flagrante na Comarca de Itapecerica da Serra, visando à garantia do direito de defesa, redução do encarceramento e aumento da aplicação de penas alternativas.

prestando contas

Seguindo princípios de transparência e governança, o Instituto Pro Bono audita suas contas anualmente. Além disso, publica relatórios de atividades que apresentam as principais conquistas e desafios enfrentados pela organização. Até 2014, estes foram produzidos em caráter anual. A partir de então, serão publicados a cada dois anos e distribuídos também em versão impressa.

CONHEÇA NOSSOS RELATÓRIOS DE ATIVIDADES

ajude o instituto pro bono

Quando a Helena nasceu, muita coisa mudou na vida da família. E mudou para melhor: desde o momento da notícia de que ela tem sindrome de Down até hoje. eles têm recebido o acolhimento do Espaço Pipa. uma assosiação sem fins lucrativos atendida pelo instituto Pro bono que presta assistência gratuita às pessoas com a síndrome e seus familiares.

“No começo foi um susto. Mas aí, fomos vendo que é uma coisa tão normal que a maior parte do tempo a gente nem se lembra. O acolhimento do Pipa foi essencial neste sentido” , conta Suyanne Esteves, mão da Helena.

Você também pode fazer sua parte para vermos cada vez mais sorrisos bonitos como o da Helena.

faça sua doação agora
Copyright © Instituto Pro Bono. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do Instituto Pro Bono. OKN group