Pessoas

Atuamos diretamente junto à população em situação de vulnerabilidade, por meio do trabalho de advogadas e advogados voluntários, fornecendo gratuitamente assistência jurídica e, em alguns projetos, atendimento jurídico às pessoas que não têm condições de custear um advogado particular.

saiba mais

Organizações

Atuamos como uma ponte entre advogados voluntários e entidades sem fins lucrativos, voltadas ao atendimento de pessoas em vulnerabilidade, que necessitam de atendimento jurídico. Já beneficiamos centenas de instituições, que atendem a milhares de pessoas no Brasil e até mesmo fora.

saiba mais

Conhecimento

A desigualdade de acesso à justiça tem raízes que remontam aos primórdios da história do Brasil. Para mudar esta realidade, é preciso compreender os mecanismos que produzem e reproduzem uma sociedade na qual poucos passam ao largo da justiça e muitos são por ela oprimidos. Por isso, fomentamos a produção de conhecimento sobre esta temática e o difundimos por meio de livros, artigos, publicações, eventos, capacitações e afins.

saiba mais

Atuação estratégica

Após 15 anos de luta junto à OAB, conquistamos a regularização do atendimento jurídico voluntário a pessoas em vulnerabilidade. Recentemente, influenciamos positivamente nas decisões a respeito do desencarceramento de mães de crianças pequenas presas em flagrante. Estas e outras conquistas são frutos de nosso trabalho de advocacy nos âmbitos político, legal, judiciário e civil em prol da igualdade de acesso à justiça.

saiba mais

Ajude o Instituto Pro Bono

Visitar a Novolhar é entrar em outro mundo: na entidade, 120 crianças de baixa renda do Bixiga são atendidas em contraturno. O ambiente é de descontração e alegria, mas também de respeito. Qual será a mágica? “Para nós, não basta que a criança siga as regras, as leis. Isso é o mínimo. É preciso que, além disso, ela se torne uma cidadã, com caráter e consciência de seu papel no mundo que a rodeia”, explica Paulo, que dirige há 20 anos a entidade, que atua em parceria com o Instituto Pro Bono desde seu nascimento. Sobre o que o motiva a manter este trabalho há tanto tempo, Paulo é enfático: “você tem que deixar o mundo melhor do que o pegou. Só assim ele será melhor para seus filhos, seus netos e para todo mundo”.

Você também pode nos ajudar a tentar deixar o mundo melhor, apoiando o Instituto Pro Bono a seguir sua parceria com entidades que transformam pessoas em cidadãos.

faça sua doação agora
Copyright © Instituto Pro Bono. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo do Instituto Pro Bono. OKN group